Saturday, December 14, 2019
Isenção e Verdade


Pré-Conferências atraem jovens para debater seus direitos

O Conselho Municipal de Juventude de Toledo (Comjuto) convocou a IV Conferência Municipal Democrática de Juventude com o tema “Protagonismo…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia13 de agosto de 2019, 17:53h

Clique Aqui


O Conselho Municipal de Juventude de Toledo (Comjuto) convocou a IV Conferência Municipal Democrática de Juventude com o tema “Protagonismo Juvenil e garantia de direitos”. Como critério de participação, estão acontecendo as Pré-Conferências. Na manhã desta terça-feira (13) foi realizada uma no Centro da Juventude do Jardim Coopagro. 

Nesta edição participaram jovens do projeto Pró Jovem, do Agente Cidadania, do serviço de fortalecimento de vínculos do CJU Coopagro e estudantes do Colégio Estadual Novo Horizonte.

Entende-se por conferência democrática devido ao fato de não ter sido convocada nacionalmente por órgão governamental. Isso movimentou e motivou a sociedade civil representada pelo Comjuto a organizar este processo. 

A Comissão Organizadora considera o momento importante para discutir sobre as Políticas Públicas Municipais de Juventude, visando atualizar a agenda da juventude, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceitos. 

A IV Conferência Municipal Democrática de Juventude está organizada em torno de seis eixos, pautados na Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, que institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE).

Pré-Conferências

A presidente do Comjuto e integrante da Comissão Organizadora da Conferência, Fernanda Fetter, disse que houve uma boa participação da juventude nas últimas Pré-Conferências. “Os jovens estão encontrando aqui a oportunidade para se expressarem. Muitas vezes não têm esses espaços em outros momentos. Quando os eixos são apresentados, então são levados a refletir sobre a realidade que estão enfrentando no momento e então surgem as propostas de melhoria em cada área”, avalia. 

Território e Mobilidade, Educação e Profissionalização, Cidadania, Saúde, Segurança Pública e Acesso à Justiça, Políticas Públicas de Juventude: Articulação e Monitoramento foram os eixos apresentados para que os jovens opinassem e apresentassem propostas.  

“Foram discussões bem interessantes. Hoje [13] por exemplo, levantaram sobre a dificuldade de conseguir o primeiro emprego em função da exigência de experiência. Então surgiram propostas para melhorar a qualificação dos jovens e de campanhas para que as empresas possam gerar mais oportunidades”, explicou a presidene. 

Também surgiram propostas sobre o acesso à universidade, cursos preparatórios, profissionalizantes entre outras. 

Conferência Digital 

Fernanda destacou ainda que este ano a organização inovou ao disponibilizar a Conferência Digital. “Essa é uma alternativa onde os jovens podem apresentar propostas na plataforma do site, facilitando o envolvimento e participação deles. Porém, para participarem da conferência com direito a voz e voto é necessário participar de uma pré-conferência”, explicou. 

Conferências livres

Outra forma de facilitar o acesso são as Conferências Livres. Neste caso, se houver um grupo de no mínimo dez pessoas ela pode ser solicitada para a Comissão Organizadora. “Cumprindo esse requisito mínimo de pessoas nós vamos até o local para realizar a pré-conferência. Mas atenção, só vale dentro do período de 17 de agosto a 7 de setembro”, frisou Fernanda.

Para solicitar uma pré conferência basta entrar em contato via Centro da Juventude ou enviar um e-mail para comjuto.toledo@gmail.com

Direito de falar e ser ouvido

O estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Novo Horizonte, Maurício Fernando Garcia (16) participou da Pré Conferência no Coopagro e elogiou a oportunidade de emitir suas opiniões. “A Pré-Conferência é muito interessante. Aqui podemos dar nossa opinião sobre as coisas e propor sobre assuntos que a gente vivencia e que na maioria das vezes não podemos opinar, como ensino superior, vestibular e cultura”, exemplificou o jovem, eleito para fazer a ata de seu grupo no eixo temático. 

O Secretário de Juventude, Jairo Cerbarro, também avaliou de forma positiva o processo até o momento. “Estamos satisfeitos com o público esperado, mas claro que poderíamos ter a participação de mais jovens. Mas estamos recebendo propostas bem qualitativas e que provavelmente representam a opinião da maioria”, avaliou. 

“Essa é a oportunidade do jovem dizer o que pensa e de ser ouvido. As propostas nortearão as políticas públicas da Secretaria da Juventude para os próximos três anos”, acrescentou. 

Calendário

A última Pré-Conferência já agendada acontece na próxima quinta-feira (15) das 8h30 às 10h na Associação de Moradores de Novo Sarandi.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

%d blogueiros gostam disto: