Wednesday, January 22, 2020
Isenção e Verdade


Minha carreira é estratégica. E a sua?

Fui Professora e Coordenadora de Cursos na Educação Profissional durante seis anos nos cursos das áreas de Administração. Mas antes…

Por redacao gazeta , em Claudete Hirano , no dia2 de agosto de 2019, 17:28h

Clique Aqui


Fui Professora e Coordenadora de Cursos na Educação Profissional durante seis anos nos cursos das áreas de Administração. Mas antes de entrar para a docência, aprendi com meu irmão, dez anos mais novo que eu, que deveria pensar sempre em aproveitar meus conhecimentos.

Sou Bacharel em Ciências Contábeis, no entanto não cheguei a exercer a profissão de contadora e quando pensei em ser professora, perguntei a ele se deveria fazer outro curso, outra graduação.

Ele dizia: “Minha irmã, não jogue fora todos aqueles anos que você ralou para fazer faculdade, aproveite o que você sabe e faça uma licenciatura”.

Suas palavras ecoavam em meus pensamentos: “licenciatura… tura… tura…”

Foi o que fiz. E ele tinha razão!

Então, sempre que pensava em dar o próximo passo, lembrava dele me dizendo para aproveitar meus conhecimentos.

Enquanto trabalhava como coordenadora e professora, descobri em um livro o que fazia um Coach. Parecia que o autor, Idalberto Chiavenato, estava me descrevendo, tamanha a minha identificação com o trabalho de um Coach.

Desde aquele momento, comecei a me preparar para o plano A: passar em um concurso público para professora e para o plano B: ser Coach.

O plano A não deu certo, pois mesmo tendo me preparado com várias pós-graduações na área de Gestão, os concursos públicos na Educação Profissional desapareceram.

O plano B era o de aproveitar TUDO o que tinha aprendido sobre Administração, Gestão Escolar, Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas, Docência no Ensino Superior, mais minha expertise em relacionamento interpessoal e me tornar Coach!

Na verdade não sei se você está interessado na minha trajetória profissional, mas talvez ela sirva de exemplo ou possa te ajudar e te orientar de alguma forma.

Se você trabalha em alguma empresa, deve perceber quantas vezes a empresa fez Planejamento Estratégico, Plano de Ação, Especificação de Objetivos, Definição de Metas, reuniões, estratégias e mais estratégias para alcançar os melhores resultados.

Desde quando você vem fazendo e participando de tudo isso na empresa?

Agora me diga, desde quando você vem fazendo tudo isso para você mesmo?

A empresa onde você trabalha, provavelmente sabe como estará daqui a cinco anos.

E você, já sabe como será sua vida profissional e pessoal daqui a cinco anos?

Sei bem que essas perguntas não se aplicam à todos os leitores. Conheço pessoas que são mais estrategistas do que eu e com as quais procuro aprender sempre.

Coach não dá conselhos. Sendo assim, espero ter feito você pensar sobre como cuidar estrategicamente de sua carreira.

Tenho pessoas iluminadas perto de mim como meu irmão, por exemplo, com quem posso contar e de quem posso pegar emprestado um pouquinho do brilho para mim. Talvez ele ilumine meu caminho, porque peço ajuda quando preciso de uma luz.

Fique atento! Perceba:

Quem é a pessoa iluminada que está perto de você e que pode te dar um pouco de sua luz?

Qual será seu próximo passo para elaborar suas estratégias de carreira e entrar em ação?

Conheço vários Coaches, professorese consultores, profissionais preparados para te ajudar a conduzir estrategicamente sua vida profissional. Esses profissionais trabalham de várias maneiras, com cursos, treinamentos e Processos de Coaching individuais e em grupos, presenciais e virtuais.

Eles estão a um “clic” de você! É só procurar!

%d blogueiros gostam disto: