Monday, July 6, 2020
Isenção e Verdade


Polícia Civil orienta imprensa para trabalho em área de conflito

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orientou 60 profissionais da imprensa para o trabalho em área de conflito armado, esse…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia29 de julho de 2019, 14:20h

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orientou 60 profissionais da imprensa para o trabalho em área de conflito armado, esse ano, na Capital. Dividido em três edições, o curso teórico e prático tem o objetivo de oferecer instrumentos de segurança durante a prática jornalística de cobertura policial. Na sexta-feira (26), os últimos 18 participantes concluíram o treinamento de 13 horas nas dependências da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

O curso de orientação à imprensa em áreas de conflito armado alcançou profissionais de diversos meios de comunicação e envolveu diversas disciplinas: noções básicas sobre procedimentos policiais em locais de crime, atendimento pré-hospitalar de combate, instrução de tiro, táticas operacionais. Foram treinamentos intensos que iniciaram em junho, quando foram realizadas duas edições do curso inédito na história da PCPR.

A repórter da Tribuna do Paraná, Gisele Ulbrich, avaliou positivamente a iniciativa. “É nada menos do que excelente, sobretudo pelo estreitamento dos laços entre imprensa e Polícia Civil, pois é muito importante um conhecer o trabalho do outro”, afirmou. A profissional destaca ainda a oportunidade de conhecer a estrutura da Polícia Civil e  as práticas em local de crime. “Agora podemos interpretar e olhar de forma técnica os crimes, para poder escrever um texto correto”, disse.

O repórter da Rede Independência de Comunicação (RIC), Douglas Belan, encara o curso como um aprendizado que irá promover mudanças no dia a dia jornalístico. “Após a formação vamos poder aplicar estes conhecimentos, desde respeitar o isolamento de área de um crime até a abordagem correta de um policial, com mais  conhecimento técnico para não atrapalhar na investigação”, afirmou. IMPRENSA LIVRE – “A previsão constitucional de imprensa livre deve ser seguida na prática”, avalia o delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Farhat. “As polícias judiciárias no mundo inteiro trabalham sempre com a imprensa livre e no Brasil não é diferente. Esse curso visou aproximar ainda mais essas importantes instituições democráticas para que possa uma compreender mais o trabalho uma da outra e para que a imprensa continue colaborando nas investigações da polícia”, declarou Farhat.

O delegado-geral adjunto afirma que, ao longo da história, a colaboração entre polícia e imprensa é sadia e necessária. “A imprensa é uma instituição que tem muito crédito. Muitas vezes, as testemunhas preferem contar primeiro para a imprensa e depois para a polícia (sobre os crimes) e isso, ao longo da história, vem nos ajudando”, afirmou Farhat. 

Para o policial chefe da assessoria de imprensa da PCPR, João Mario Góes, todos os profissionais terminaram o treinamento com a confirmação de que há mais semelhanças do que diferenças entre o trabalho policial e o jornalístico. “São duas profissões que têm como objetivo a busca da verdade – a Polícia Civil investigando os crimes com suas técnicas e a imprensa investigando vários tipos de situação para poder informar a população sobre a realidade dos fatos”, explicou.

Góes lembra que as ferramentas utilizadas para o exercício das duas profissões também são parecidas na forma. “As duas profissões investigam, entrevistam, fotografam, filmam e escrevem. Assim como o jornalista escreve, o policial civil terá que escrever seu relato, o relato de inquérito e os profissionais viram, ao fazer esse curso, que não estamos de lados opostos. Estamos do mesmo lado, buscando a mesma coisa, ou seja, apurar os fatos para descobrir a verdade”, finalizou o policial, que também é graduado em jornalismo.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: