Thursday, April 9, 2020
Isenção e Verdade


Livro de Willy Barth será lançado nesta quinta-feira

TOLEDO – Uma das mais aguardadas e importantes obras literárias da história de Toledo, será lançada nesta quinta-feira, dia 25…

Por redacao gazeta , em Cidade Cultura , no dia24 de julho de 2019, 09:58h

Clique Aqui


TOLEDO – Uma das mais aguardadas e importantes obras literárias da história de Toledo, será lançada nesta quinta-feira, dia 25 de julho de 2019, as 19 horas, no Museu Histórico Willy Barth, após mais de uma década de pesquisas, coleta de depoimentos, elaboração de textos e seleção de fotos, entre outras tarefas, pelo autor com a colaboração de membros da família e profissionais do ramo.

            Trata-se do livro “Willy Barth, uma biografia”, com 360 páginas, que resgata a visão inovadora, liderança, empreendedorismo e trajetória do ex-prefeito de Toledo e dirigente da Colonizadora Maripá, que coordenou a elaboração e execução de um dos mais avançados e bem sucedidos projetos  de colonização da história do Paraná e do País.

            Willy Barth nasceu em 20 de junho de 1906, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul e faleceu prematuramente em dois de abril de 1962, aos 56 anos de idade, quando como prefeito de Toledo participava de comício em Guaraniaçu, concorrendo ao cargo de suplente de senador. 

            A autoria da pesquisa e da obra é do professor e historiador Ricardo Rippel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo; com colaboração na organização de textos e posfácio do escritor, poeta e jornalista Luiz Alberto M. da Costa; e prefácio dos saudosos ex-prefeito e advogado Wilson Carlos Kuhn e contador e historiador Ondy Hélio Niderauer.

A obra também contou com a participação especial de Maria Bernardette Barth Calleya, Betty, e Vera Regina Barth dos Santos, além de Ana Beatriz Barth Costamilan, Bea, e Maria Cristina Barth Moré, estas de saudosa memória, todas filhas de Willy e Diva Paim Barth, e do genro João Pedro Moré. As fotografias são da Família Barth.

A elaboração da capa, diagramação, edição e impressão couberam à Editora e Gráfica Imagem, de Toledo e o lançamento do livro, com sessão de autógrafos, terá participação de autoridades, familiares, pioneiros, jornalistas, radialistas, convidados e apreciadores da literatura, da cidade e região.

Ricardo Rippel

            O autor Ricardo Rippel tem graduação em Economia pela Unioeste, em 1985; especialização em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1989; mestrado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR, em 1995; doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo, em 2005, e pós-doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2014.

Ricardo é professor e pesquisador da Unioeste há 33 anos, desde janeiro de 1986, onde atualmente é diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Gepec), do campus de Toledo. Além desses cargos, exerce atividades de docência e pesquisa no Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, na graduação em Ciências Econômicas, e no mestrado em Economia, da Unioeste, campus de Toledo. Fonte: Jornalista Luiz Alberto Costa.

%d blogueiros gostam disto: