Clique Aqui

Friday, August 23, 2019
Isenção e Verdade


Secretaria da Educação oferece oficinas gratuitas em julho

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte promove na segunda semana de julho uma série de oficinas dedicadas…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia9 de julho de 2019, 14:21h


A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte promove na segunda semana de julho uma série de oficinas dedicadas à tecnologia e à aprendizagem criativa. Voltados a alunos, professores e comunidade, os cursos são gratuitos e acontecem em Curitiba, na sede do Seed Lab, projeto da Diretoria de Tecnologia e Inovação Educacional (DIT) que busca incentivar o uso de novas metodologias e tecnologias no ambiente escolar. As inscrições começam nessa segunda-feira (8) e vão até sexta-feira (12).

São 240 vagas para oficinas sobre: 1) A Arte do Corte a Laser; 2) Descomplicando a Programação; 3) Desenvolvimento de Histórias em Quadrinhos; 4) Fábrica de Brinquedos Eletrônicos; 5) Lançamento de Foguetes; 6) Programe Como uma Garota; 7) Projetando Máquinas Hidráulicas; 8) Técnicas da Animação Clássica.

O interessante é que algumas oficinas permitem que os estudantes levem suas criações para casa, após a atividade.

Não há necessidade de conhecimento prévio nas áreas abordadas para frequentar as aulas. A exigência é que o participante tenha, no mínimo, 8 anos de idade e se inscreva em apenas um curso, a fim de dar oportunidades de participação ao maior número possível de pessoas. Ainda, o curso “Programa Como uma Garota” é voltado apenas para o público feminino.

TROCA DE CONHECIMENTOS – As oficinas serão ofertadas e ministradas pelos técnicos do Seed Lab e do Educa Play, equipe de produção audiovisual também vinculada à DIT.

Para William de Oliveira, do Educa Play, as oficinas de férias são um bom momento para que profissionais do campo da criação participem de uma experiência de troca de conhecimentos com a comunidade. “É uma grande oportunidade para compartilhar com os jovens um pouco dos conhecimentos aplicados na rotina, e também colher para colher referências direto na fonte, oxigenando as novas produções multimídia no setor”, afirma.

O professor Ailton Lopes também está empolgado para a experiência, que acredita que será bastante enriquecedora para a equipe do Seed Lab. Assim como Oliveira, ele afirma que o ponto alto dos cursos é a interação com o público. “Teremos a oportunidade de ver pessoas das mais variadas idades trabalhando em conjunto, discutindo, analisando, idealizando e colocando a mão na massa”, diz.

Lopes também destaca a oficina exclusiva para o público feminino, “Programe Como uma Garota”, novidade nos cursos de férias do Seed Lab. Segundo o professor, a intenção da atividade é retirar o preconceito de que, majoritariamente, as áreas da robótica e da programação são voltadas ao público masculino. A expectativa de Lopes é que a iniciativa acenda nas estudantes o interesse por esse campo de estudo e deixe claro a importância da participação da mulher na tecnologia.

INSCRIÇÕES – As inscrições ficam abertas de 8 a 12 de julho, no link eventfy.net/seedlabferiasjulho19. É preciso criar uma conta no site. Depois disso, basta completar os dados e marcar a oficina de sua escolha. Cada participante pode escolher apenas um curso. No dia da aula, o aluno deve levar o comprovante de inscrição impresso, disponível na aba “ingressos” do site Eventfy.

As oficinas são gratuitas e serão ministradas de 15 a 19 de julho, das 8h às 17h, na sede do Seed Lab. O endereço é Rua Salvador Ferrante, 1651, Bloco 2 – Boqueirão – Curitiba (PR). Telefone: (41) 3277-7393.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná