Monday, July 6, 2020
Isenção e Verdade


Comunidades discutem Revisão do Plano Municipal de Saneamento

Durante essa semana a Prefeitura de Toledo está visitando diversas comunidades do interior para a realização de Reuniões Públicas para…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia3 de julho de 2019, 13:47h

Durante essa semana a Prefeitura de Toledo está visitando diversas comunidades do interior para a realização de Reuniões Públicas para a Revisão do Plano Municipal de Saneamento que prevê a mudança do contrato de concessão da Sanepar, migrando para contrato de programa na parte de saneamento de água  do município de Toledo. 

O objetivo das Reuniões Públicas é dar a oportunidade para as comunidades de mudar a forma de abastecimento de água. 

Atualmente algumas comunidades e a região urbana são abastecidas pela Sanepar, e já em outros distritos, há alguns anos a Prefeitura auxiliou na construção de poços e outras formas de captação de água. Porém, a legislação foi alterada e o Poder Público não pode mais investir nessas associações. 

Vale destacar que este é um planejamento para os próximos 25 a 30 anos. Caso os  moradores aprove a mudança, uma comissão será criada, onde serão definidos onde serão destinados os investimentos. O projeto da Sanepar é obter a captação da água do Rio Santa Quitéria, que será bombeada até a região do Jardim Maracanã, onde será tratada e distribuída para os moradores.

Mais de R$ 100  milhões serão inseridos para a construção de uma unidade de tratamento de água incluindo a rede de bombeamento, cerca de 22 quilômetros, além de um sistema moderno de tratamento. 

“Construindo um novo projeto de gestão na área do saneamento básica a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, a administração quer uma nova visão, um local bom para morar, e com qualidade para moradia. As reuniões servem para planejar a cidade para o futuro com a ajuda da população. Por isso temos que definir tudo este ano para que no próximo tudo já esteja de acordo, dando agilidade ao processo”, relata o Secretário Neudi Mosconi.

Mosconi destaca que o novo contrato com a Sanepar, irá elaborar um plano que deve receber investimento de mais de R$ 270  milhões. 

Outro investimento é a construção da ETE do São Francisco, ampliando o atendimento de esgoto  as comunidade do b95% da população assistida , da cidade e do interior.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: