Clique Aqui

Saturday, September 21, 2019
Isenção e Verdade


Unidade Social do Jardim Coopagro completa um mês de atendimento com 80 crianças/adolescentes

Constituir espaços saudáveis de convivência, estimular a formação para a participação e cidadania, desenvolver o protagonismo e a autonomia das…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia18 de junho de 2019, 17:02h

Clique Aqui


Constituir espaços saudáveis de convivência, estimular a formação para a participação e cidadania, desenvolver o protagonismo e a autonomia das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e prevenir situações de risco social. Estes são alguns dos objetivos da Unidade Social do Jardim Coopagro que completou, no último dia 6 de junho, um mês de atendimento. Aproximadamente 80 crianças e adolescentes já estão inseridas nas atividades e a unidade ainda possui vagas disponíveis para o período da manhã.

No local desta nova unidade governamental para execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, funcionava o antigo Centro Integrado Amigos da Família (Dorcas Coopagro). Em dezembro de 2018 foi oficializado o encerramento das atividades que lá se desenvolviam após a entidade assumir não ter mais condições de continuar com o atendimento. O município então iniciou os trâmites para assumir as atividades em caráter governamental.

Marisa explica que foi necessário legalizar toda a situação da unidade desde o controle de patrimônio, organização do espaço, quadro de RH, dentre outros aspectos – e somente depois de garantir este suporte necessário, reabrir o espaço para atendimento ao público.  “A comunidade do grande Coopagro voltou a ser atendida e se mostra satisfeita com o trabalho desenvolvido”, avalia a secretária de Assistência Social e Proteção à Família Marisa Cardoso.

Segundo a secretária, a estrutura comporta o atendimento de 120 crianças e adolescentes, porém até o momento estão disponíveis 100 vagas. Esse número deve mudar assim que toda a equipe de trabalho estiver completa. Ela explica que participam das atividades as crianças de 06 a 15 anos de famílias que possuem o Cadastro Único, encaminhadas pelo Centro de Referência em Assistência Social – CRAS III, unidade referência do Jardim Coopagro.

ATENDIMENTO

A Unidade Social realiza oficinas que visam propiciar experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Para a realização das atividades esportivas contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A intenção é formalizar mais parcerias para o oferecimento de novas e diversificadas atividades.

A coordenadora Cristina Voelkl relata sobre este primeiro mês de atendimento: “Eu aprendo muito com eles e busco também ensinar, orientar, conviver com eles, o que é muito gratificante. O conhecimento, o tempo e a atenção são os bens mais valiosos que a gente tem. O projeto é uma sementinha plantada para que essa árvore cresça e gere frutos. Queremos que eles cresçam e sejam bons cidadãos”.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo