Sunday, March 29, 2020
Isenção e Verdade


Jovens do CJU de Foz fazem intercâmbio em Toledo

A última sexta-feira (14) foi um dia bastante intenso para os jovens dos dois centros da juventude de Toledo. Eles…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia18 de junho de 2019, 14:00h

Clique Aqui


A última sexta-feira (14) foi um dia bastante intenso para os jovens dos dois centros da juventude de Toledo. Eles receberam, por meio de um intercâmbio com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, jovens atendidos no Centro da Juventude Jardim Naipi daquela cidade. No período da manhã as atividades aconteceram no CJU do Europa/América e à tarde se concentraram no CJU do Jardim Coopagro.

O Secretário de Juventude de Toledo, Jairo Cerbarro, informou que participaram os jovens do Programa Agente de Cidadania do CJU Jardim Naipi, de Foz do Iguaçu. “Eles vieram passar o dia com os adolescente e jovens aqui de Toledo, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dos Agentes de Cidadania e dos dois Centros da Juventude de Toledo. Foi muito divertido, foram realizadas oficinas, eles trocaram contatos e  muitas experiências, realizaram apresentações artísticas e fizeram atividades esportivas, foi muito legal”, avaliou Cerbarro.

Encontro Regional

Além de avaliar de forma muito positiva a experiência, Jairo já assumiu um compromisso com os jovens. “Já nos comprometemos a retribuir a visita e levar nossos jovens para conhecer as estruturas de Foz do Iguaçu. Quem sabe até podemos discutir a possibilidade de um encontro regional envolvendo vários centros da juventude. Vamos trabalhar para que isso aconteça”, confirmou o Secretário da Juventude de Toledo.

Integração

A maioria dos jovens envolvidos nas atividades da última sexta-feira (14) estão com idades entre 15 e 24 anos. Um dos principais objetivos do intercâmbio, segundo os gestores de Foz do Iguaçu, era o de  promover a integração entre os agentes da cidadania dos demais municípios, assim como uma troca de experiências sobre suas metodologias e execução de projetos.

“Essa integração foi possível com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu, que disponibilizou um ônibus, a Secretaria da Juventude de Toledo que proporcionou a alimentação e a articulação entre os profissionais dos Centros da juventude, para alinhar toda a programação desde a idealização da atividade”, explicou a Coordenadora do CJU Jardim Naipi, Rosângela Rocha.

Na data participaram vinte e dois agentes da cidadania, oito professores e a equipe técnica do CJU (coordenadora, psicóloga e assistente social) de Foz do Iguaçu, totalizando 32 pessoas.

Avaliação

“Realizar esta integração proporcionou aos adolescentes ampliar sua visão de mundo, interagir com os demais jovens e agentes da cidadania conhecendo também quais atividades realizam em seus espaços, conhecer os outros Centros da Juventude do Estado e possibilitar experiências que somem com seu adolescer”.

Para a coordenadora o encontro foi positivo. “Foi interessante e importante para os jovens conhecer um novo centro e conhecer outras metodologias de trabalho. Fica o desejo de proporcionar novos intercâmbios”, salientou.

A devolutiva dos adolescentes sobre a experiência da integração foi muito positiva  e já estão entusiasmados para conhecer os outros CJUs. A jovem Lauana Maria Almeida Fernandes, Agente da Cidadania do Projeto Rádio aprovou a atividade. “Foi interessante para conhecer novas pessoas e um lugar novo e novos jeitos de fazer as coisas e assim podemos aprender com eles”, elogiou.

Para a psicóloga Gláucia Warken, “este encontro foi uma oportunidade dos jovens conhecerem outros adolescentes que também executam o mesmo projeto, porém vendo que cada lugar proporciona experiências diferentes, apesar de semelhantes. Parece que esta viagem será um grande motivador para os jovens em seus projetos e para os profissionais do CJU também”, avaliou.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

%d blogueiros gostam disto: