Sunday, July 5, 2020
Isenção e Verdade


Evento musical marca Dia Internacional do Doador de Sangue

Quem doar sangue nesta sexta-feira (14), Dia Internacional do Doador de Sangue, terá uma surpresa agradável: o Hemepar (Centro de…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia13 de junho de 2019, 17:13h

Quem doar sangue nesta sexta-feira (14), Dia Internacional do Doador de Sangue, terá uma surpresa agradável: o Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) promove evento de música erudita com a Orquestra de Câmara de Curitiba.

A apresentação será a partir das 10h30, na sede da instituição em Curitiba, na Travessa João Prosdócimo, 145. O Dia Internacional do Doador de Sangue foi criado em 2014 pela Organização Mundial da Saúde.

“Será a nossa homenagem aos doadores paranaenses que participam diariamente desta ação voluntária, salvando milhares de vidas”, diz a diretora-geral do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza.

O diretor-executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Jr, diz que a atividade faz farte do calendário da orquestra desde 1990. “A intenção é democratizar o acesso à música erudita, com um repertório vivo e alegre”.

O Hemepar faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde, com 22 unidades em funcionamento no Paraná. É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 375 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Estado.

DOAÇÃO ONLINE – O Hemepar ressalta, entre as ações em desenvolvimento, o projeto de agendamento online para doação de sangue. “O projeto-piloto já acontece no Hemocentro Regional de Cascavel, com o objetivo de agilizar o processo, evitando espera”, explica a diretora.

“Disponibilizamos 20 horários na agenda online, na página do Governo Digital do Paraná (governodigital.pr.gov.br). O sistema é simples e temos bons resultados”, afirma o bioquímico do Hemocentro de Cascavel, Antonio Carlos de Oliveira.

O Hemocentro de Cascavel recebe em média 1,2 mil doadores por mês e executa todo o processamento do sangue, separando os componentes – hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado (fonte concentrada de proteínas plasmáticas insolúveis à baixa temperatura). O Hemocentro de Cascavel também faz o processamento do sangue coletado em Toledo.

“As duas regionais, Cascavel e Toledo, recebem doações que permitem atender até 2,6 mil transfusões por mês”, informa Antonio Carlos.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais –, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Mulheres podem doar sangue três vezes por ano, com intervalo de 90 dias; e homens podem fazer quatro doações, com intervalo de 60 dias.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: