Monday, July 6, 2020
Isenção e Verdade


Educação lança aplicativo próprio para correção da Prova Paraná

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná lança nessa segunda-feira (10) o aplicativo Corrige, uma ferramenta…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia10 de junho de 2019, 14:29h

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná lança nessa segunda-feira (10) o aplicativo Corrige, uma ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia e Inovação Educacional que possibilita a correção de provas e avaliações em poucos segundos pelo celular. Inicialmente, o Corrige estará disponível para a correção da segunda edição da Prova Paraná, que será aplicada no dia 11 de junho em todas as escolas estaduais e nas redes municipais de 398 cidades do Paraná. 

O Corrige vem para simplificar o trabalho das escolas e beneficiar a gestão pedagógica com uma ferramenta que não só otimiza o tempo dedicado à correção de provas, mas também oferece um sistema que compila os dados e possibilita um diagnóstico mais preciso sobre os conteúdos que estão sendo aprendidos com maior ou menor facilidade pelos estudantes. 

“A Prova Paraná é um instrumento importantíssimo para subsidiar o trabalho dos professores. E o Corrige vem para agilizar o trabalho de correção das avaliações. Cada prova tem 40 questões, imagine se a escola tivesse que inserir cada resposta de cada aluno no sistema, quanto tempo isso levaria? Com o Corrige, cada avaliação é corrigida em segundos” explica Vítor Agrella, coordenador de Projetos do Departamento de Tecnologia e Inovação Educacional (DPTE).

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, que também possui um aplicativo com a mesma finalidade. “Queremos muito escutar as contribuições e sugestões da Rede para tornar o Corrige ainda melhor. Futuramente, a ideia é ampliar o uso do Corrige para as avaliações internas elaboradas pelos professores, auxiliando o trabalho no seu dia-a-dia”, completa Agrella. 

O download do aplicativo estará disponível gratuitamente para os gestores e professores da rede estadual e das redes municipais de ensino a partir de segunda-feira, na Play Store.

PROVA PARANÁ – A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica elaborada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná para oferecer subsídios para que os gestores e professores possam desenvolver ações pedagógicas direcionadas para as dificuldades de aprendizagem de seus alunos. A prova avalia conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática (com 20 questões para cada disciplina). 

Na 2ª edição, participam estudantes dos 5°, 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª (Ensino Médio Integrado Profissionalizante e Formação de Docentes) séries do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – EJA Fase II do Ensino Fundamental e EJA Ensino Médio da rede estadual de ensino.

FLUÊNCIA – Outra novidade para a segunda edição da Prova Paraná é a Prova Paraná Fluência. Voltada aos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental das redes municipais e estadual de ensino, a avaliação tem como objetivo verificar a fluência de leitura das crianças em fase de alfabetização. A expectativa é de que cerca de 127 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, de 2.900 escolas de todo o Paraná, participem.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: