Saturday, March 28, 2020
Isenção e Verdade


Descubra qual é o comportamento produtivo

O psicólogo americano, Frederic Skinner, um dos criadores da Psicologia Comportamental, defende que nossas condutas são respostas aos estímulos positivos…

Por redacao gazeta , em Claudete Lovera Colunistas , no dia7 de junho de 2019, 14:06h

Clique Aqui


O psicólogo americano, Frederic Skinner, um dos criadores da Psicologia Comportamental, defende que nossas condutas são respostas aos estímulos positivos ou negativos, que recebemos e levam a determinadas consequências.

Estes comportamentos seriam provenientes da relação entre nós e o ambiente e segundo a teoria de Skinner nossos comportamentos são 100% aprendidos.

Enquanto crescemos, nossos pais ou responsáveis vão moldando nossos comportamentos, isto é, vão nos ensinando como devemos nos comportar até que possamos seguir nossas vidas por conta própria.

“Então, por que travamos quando estamos diante de alguns desafios que precisam ser superados para que possamos crescer?”

A resposta para este questionamento, pode estar no condicionamento que recebemos e que facilita nossa permanência numa zona de segurança.

Enquanto algumas pessoas reagem às condições apresentadas, fazendo verdadeiras revoluções, outras aceitam a vida como ela é.

É mais fácil aceitar o que recebemos sem questionar do que ir na contramão dos modelos apresentados. Primeiro porque o ambiente onde crescemos nos foi apresentado desde a nossa infância, logo, estamos acostumados àquilo que temos. Segundo porque quem nos educa é autoridade para nós, exercendo um grande poder sobre nossas vidas, sendo assim, tomamos suas verdades com referência.

Aceitar condicionamentos como: “é assim mesmo”, “tudo é difícil”, “lá fora você tem que matar um leão por dia”, “você não consegue”, traz certo conforto e também serve para nos consolar quando desistimos dos nossos objetivos. Além do mais, recebemos uma proteção dos “nossos modelos”, sempre ao nossolado, nos fazendo concluir que o que mais precisamos não são os desafios para sair da zona de segurança, mas a proteção, o apoio do meio em que vivemos.

Aqueles que aceitam, sem muito questionar, possuem um comportamento conhecido como “comportamento respondente”, ou seja, simplesmente respondem ao que é apresentado, como um reflexo de uma ação anterior.

Pessoas que possuem um “comportamento operante”, ao contrário, respondem às situações para obter um ganho. O que controla suas ações são os resultados que estas pessoas buscam ter e se os resultados que buscam, forem diferentes do que têm como modelo, desenvolvem uma motivação intrínseca para realizar as suas conquistas.

“Sabendo dessa diferença, qual você acredita ser o tipo de comportamento que mais rege a sua vida? O comportamento respondente ou o comportamento operante?”

A boa notícia é que comportamentos podem ser aprendidos e modificados ao longo da vida. Para isso existem profissionais como os psicólogos e os coaches, cada um com seus direcionamentos, capazes de contribuirem com as mudanças comportamentais necessárias ao crescimento pessoal.

%d blogueiros gostam disto: