Clique Aqui

Friday, August 23, 2019
Isenção e Verdade


“Junho Verde” e lançamento do II Prêmio Toledo “BiodiverCIDADE” é realizado na UTFPR

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia5 de junho de 2019, 17:08h


“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”, Art. 255 da Constituição Federal. Com este texto foi realizado a abertura oficial do “Junho Verde” na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus Toledo, nesta quarta-feira (5).

Por meio da Lei “R” Nº 41, de 30 de maio de 2017, ficou instituído o mês “Junho Verde”, que têm como objetivo conscientizar a população à preservação do meio ambiente em Toledo. Além disso visa conscientizar e chamar a atenção de todas as necessidades essenciais no cuidado a natureza.

Durante todo o mês serão realizadas atividades voltadas a atenção da população para preservação eficaz do meio ambiente. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Neudi Mosconi, comentou sobre os avanços nas políticas públicas em Toledo. “O investimento na preservação, cuidados e melhorias no meio ambiente em Toledo foi alto. Foram resolvidos diversos problemas que existiam há anos, como a mau odor em alguns bairros, entre várias outras intervenções”.

A Dra. Michele Zanette esteve representando o Conselho Municipal do Meio Ambiente. Michele relatou as atividades do conselho, que são essenciais no município, além de fazer um convite a todos que queiram partir e auxiliar no desenvolvimento das políticas públicas da área.

Lançamento do II Prêmio Toledo BiodiverCIDADE

Durante a abertura do Junho Verde, o momento foi oportuno para o lançamento do II Prêmio Toledo BiodiverCIDADE, com o tema “Gestão Ambiental em Espaços Públicos”.

Simbolicamente cada membro do coletivo educador recebeu uma cópia do regimento, celebrando a parceria que visa o bem comum de Toledo.

A Bióloga da Prefeitura, Lílian Cardoso, salientou a necessidade do cuidado e proteção à biodiversidade. “Assim como no Junho Verde, onde todos os dias serão de atividades voltadas ao tema, o objetivo é conscientizar a população de forma geral. São ações desenvolvidas alinhadas ao Plano Municipal de Ações e Estratégias para a Biodiversidade bem como o Plano Municipal de Coleta Seletiva e Políticas Municipais de Meio Ambiente e Educação Ambiental”.

A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Lílian Cardoso, reforçou que a necessidade do cuidado à natureza e proteção à biodiversidade deve ser ações diárias. “É uma necessidade de proteger a biodiversidade que deve motivar uma reflexão diária sobre nossa forma de viver e nos relacionarmos com o próximo e com os demais seres vivos. Agir em prol do meio ambiente é antes de tudo um gesto de solidariedade, de amor para com nossa cidade. São atividades voltadas à toda população, desenvolvidas por diversas instituições que atuam no Coletivo Educador Municipal”.

O público alvo do do II Prêmio é a Rede Municipal e Estadual de Educação, nos seguintes níveis: Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio ou Técnico; Instituição Pública Municipal (Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Centros de Atendimentos em Saúde, Juventude e em Assistência Social e demais setores que realizam prestação de Serviços Direto ao Público).

Para acompanhar a programação do Junho Verde clique aqui. Serão realizadas atividades como oficina temática, debates, sessão de cinema, pintura em tela, exposições, dentre outras.

fonte: Secom/ Pref. de Toledo