Monday, July 6, 2020
Isenção e Verdade


Governo quer organizar cadeia da vitivinicultura no Estado

Um plano para fortalecimento do setor será elaborado em 30 dias por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e…

Por redacao gazeta , em AgroGazeta Cultura Economia , no dia20 de maio de 2019, 10:06h

Um plano para fortalecimento do setor será elaborado em 30 dias por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, em conjunto com os produtores.

Um plano estratégico para fortalecimento e ampliação da cadeia da vitivinicultura no Paraná será elaborado em 30 dias. A medida foi definida neste sábado (18) em reunião entre o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e produtores do setor. O encontro aconteceu durante o Festival Vinopar do Vinho Paranaense, no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

De acordo com Ortigara, o plano será construído por técnicos da secretaria, da Emater e Iapar, em conjunto com os produtores. “Nosso objetivo é levantar as dificuldades de cada elo desta cadeia produtiva e buscar soluções, incluindo as áreas de pesquisa, assistência técnica e incentivos para ampliação da área de plantio”, disse.

O secretário explicou que hoje a maior parte das uvas utilizadas para a produção de vinhos e sucos no Estado vem do Rio Grande do Sul. Porém, o Paraná tem potencial para ampliar a produção. “Temos centenas de famílias que já produzem uvas, temos qualidade, mas podemos crescer com incentivos, como o apoio à produção de mudas, além assistência técnica direta e o fornecimento de insumos para associações e cooperativas de agricultores familiares”.

O diretor da Vinopar, Fernando Rausis, disse que as perspectivas são boas. “O Governo do Estado recebeu nossas sugestões de braços abertos e já saímos da reunião com a definição de um plano e com pessoas responsabilizadas para atuar nas questões relacionadas à tecnologia”.

FESTIVAL – Mais de 70 rótulos de vinhos finos e coloniais, espumantes e sucos elaborados no Paraná puderam ser degustados e adquiridos durante o Festival Vinopar do Vinho Paranaense, que aconteceu neste sábado (18) e domingo (19), no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

É a primeira vez que vitivinicultores paranaenses se reúnem para apresentar e promover os seus vinhos, buscando estimular o consumo e valorizar o produto regional, assim  como a prática do enoturismo.

O diretor da Vinopar, Fernando Rausis, explica que a ideia de reunir as vinícolas num mesmo evento possibilitou que o público degustasse todos os estilos  de vinhos, espumantes e sucos produzidos no Estado, uma forma de fortalecer a cadeia produtiva e também a cadeia do comércio.

O festival também contou com expositores de pratos e alimentos típicos paranaenses para acompanhar os vinhos, uma proposta de divulgação da enogastronomia regional. A programação incluiu ainda wokshops sobre os mais variados temas ligados à vitivinicultura e à gastronomia paranaense.

Fonte: AEN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: