Wednesday, May 27, 2020
Isenção e Verdade


MPPR recomenda reclassificação de dois rios para garantia de maior proteção ambiental

O núcleo de Paranaguá do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), a 2ª Promotoria de…

Por redacao gazeta , em Regional , no dia16 de maio de 2019, 09:40h

Clique Aqui


O núcleo de Paranaguá do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), a 2ª Promotoria de Justiça de Paranaguá e a Promotoria de Justiça de Pontal do Paraná emitiram recomendação administrativa para que o Plano da Bacia Hidrográfica Litorânea, atualmente em processo de elaboração, reclassifique dois rios da região. De acordo com o MPPR, o Rio Embocuí e o Rio Maciel devem ser classificados em categorias de maior proteção ambiental.

Conforme o documento, o Rio Maciel recebeu classificação em categoria inferior por conta de uma outorga deferida a uma empresa para instalação de uma unidade na Ilha Guaraguaçu, em área com 50 hectares em região de Mata Atlântica e em rica região de manguezal. Entretanto, graças a uma ação civil pública ajuizada pelo MPPR, o licenciamento ambiental – repleto de irregularidades – concedido à empresa foi cancelado, o que deve necessariamente levar à reclassificação do rio. A classificação dos rios no Plano é importante, por afetar as regras de proteção ambiental aplicáveis, conforme a categoria definida para cada curso fluvial.

Dirigida ao diretor-presidente do Instituto das Águas do Paraná, ao diretor de Gestão de Bacias Hidrográficas, ao presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Litorânea e ao representante da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape) – empresa vencedora da licitação para elaboração do Plano –, a recomendação administrativa estabelece prazo de dez dias para que os responsáveis informem sobre seu acatamento, apresentando os documentos comprobatórios.

MPPR
Assessoria de Comunicação

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: