Sunday, July 5, 2020
Isenção e Verdade


Museu Paranaense abre seus bastidores ao público

O Museu Paranaense abre nesta terça-feira (14), às 14h30, a “Visita guiada aos bastidores do museu”, evento que integra as…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia10 de maio de 2019, 16:34h

O Museu Paranaense abre nesta terça-feira (14), às 14h30, a “Visita guiada aos bastidores do museu”, evento que integra as ações da #museumweek2019, que ocorre em paralelo às atividades da 17ª Semana Nacional de Museus, de 13 a 19.

Para participar da visita, é necessário se inscrever pelo formulário disponível no site do museu. A ideia é mostrar ao visitante como funciona um museu por dentro; de que maneira são catalogadas e acondicionadas as peças do acervo; quem são os profissionais que trabalham no museu.

O Museu Paranaense também promove uma série de mesas-redondas que vão abordar os conflitos agrários no Paraná, a trajetória e história do próprio museu, os povos Xetá e a relação entre acervos museológicos e arte contemporânea. No sábado (18), recebe a visita dos Urban Sketchers Curitiba, das 15h às 17h.

A Semana Nacional de Museus ocorre anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e é proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A temática sugerida para 2019 é “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, com atividades desenvolvidas nos espaços museais e também via redes sociais por meio da #museumweek2019.

As ações no ambiente virtual têm caráter mais lúdico e educativo, convidando o público a interagir por meio de curtidas, compartilhamento de fotos e posts. Todo dia uma nova hashtag entra na rede para incentivar uma atividade.

MESAS – “Conflitos Agrários no Paraná: novos conceitos e abordagens nas exposições do Museu Paranaense” será o tema da mesa-redonda do dia 14 (terça-feira), das 14h às 17h.

A proposta é debater as pesquisas atuais sobre os conflitos armados e agrários no Paraná, atualizando narrativas e trazendo novas abordagens acadêmicas na exposição que faz parte do circuito de longa duração do Museu Paranaense. Participam os historiadores Renê Wagner Ramos (SEEC), Luiz Carlos da Silva (UFPR) e Angelo Priori (UEM).

Na quarta-feira (15), das 14h às 16h, as publicações sobre o Paranaense ganham destaque na mesa “Estudos e publicações do Museu Paranaense: de trajetórias e histórias ao Palácio São Francisco”. Serão debatidos os últimos trabalhos publicados pela instituição.

O museólogo Ricardo Carvalho Rodrigues apresenta a obra Museu Paranaense: caminhos, contextos, ações museológicas e interações com a sociedade, demonstrando o caminho do museu desde sua fundação, em 1876, até 1928.

A obra é o 13º livro da coleção Teses do Museu Paranaense. Em seguida, o historiador especialista em conservação e restauração do patrimônio Antonio Carlos de Carvalho lança o livro Palácio São Francisco: de residência Garmatter a Museu Paranaense, apresentando os 89 anos de ocupação do edifício-sede do museu desde 2002.

No dia 16 (quinta-feira), das 14h às 16h, a mesa-redonda “Povos Xetá e museus: memória e horizontes entrelaçados” aborda a memória dos indígenas Xetá, que parecia fragilizada em decorrência dos conflitos e da diminuição abrupta da população, mas que vem sendo fortalecida no século XXI graças à estruturação dos descendentes e ao entrelaçar de coleções e documentos de diferentes espaços museais. Participam da discussão as antropólogas Maria Fernanda Maranhão (MP), Lilianny Rodrigues dos Passos e a arqueóloga Claudia Inês Parellada (MP).

“Memória e Ciência: desdobramentos na arte contemporânea” é o tema da mesa-redonda de domingo (19), das 14h às 16h. A ideia é apresentar as interações entre acervos museológicos e científicos e a arte contemporânea e seus desdobramentos. Participam a arqueóloga Claudia Inês Parellada (MP), o artista plástico Marcelo Moscheta e a curadora Maria Beatrice Trujillo, com mediação de Rafaela Tasca.

Esta última mesa faz parte da ação conjunta “Museus em Diálogo”, em parceria com o Museu da Imagem e do Som do Paraná e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

DESENHANDO NO PARANAENSE – O Urban Sketchers Curitiba é um coletivo de desenhistas amadores e profissionais que se reúnem periodicamente para retratar a cidade por meio do desenho. No sábado (18), das 15 às 17h, o ponto de encontro será o Museu Paranaense.

#MUSEUMWEEK2019 – De 13 a 19, o Museu Paranaense adere ao #museumweek2019nas redes sociais. Todos os dias um novo tema inspira posts do museu no Facebook e Instagram. Siga o museu no Instagram e Facebook para acompanhar e participar da ação que envolve instituições museais de todo o mundo: @museuparanaense /museuparanaense.

SERVIÇO: 17ª Semana Nacional de Museu e #museumweek2019 no Museu Paranaense.

Data: 13 a 19.

Inscrições para visita guiada: bit.ly/visitaguiadaMP

Atividades gratuitas.

Fonte: AEN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: