Foto: Fabio Ulsenheimer/Decom/Pref. de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

O Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado nessa terça-feira, 1º de outubro, é uma oportunidade importante para refletirmos sobre os direitos, desafios e contribuições das pessoas idosas em nossa sociedade. É um momento para promover a conscientização sobre a necessidade de respeitar e valorizar a experiência e o conhecimento que os idosos trazem, além de lutar contra a discriminação e o ageísmo, (termo que se referem ao preconceito e à discriminação de pessoas com base na sua idade).

Muitas organizações realizam eventos e campanhas para destacar a importância do envelhecimento ativo e saudável, além de reforçar a necessidade de políticas públicas que garantam dignidade e qualidade de vida para essa população.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Lusineide Clemente Benicio Leal, lembra que o Dia Internacional da Pessoa Idosa, é uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 14 de dezembro de 1990. “Com o objetivo de sensibilizar a sociedade com relação ao impacto do envelhecimento da população. Além de homenagear as pessoas idosas, a lei também visa conscientizar com relação às necessidades deste público. No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi instituído também o Estatuto do Idoso e nele está previsto as garantias e os direitos da pessoa idosa de uma forma mais clara. E a efetivação desses direitos, eles são direitos fundamentais, já previstos na Constituição. É obrigação do Estado a efetivação de políticas públicas que contribua para a garantia desses direitos. Desejo a todas as pessoas idosas que seus direitos sejam amplamente discutidos, pensados e considerados por nossos governantes. Que Toledo seja referência em cuidado e atenção às pessoas idosas”, afirma Lusineide Clemente.

De acordo com dados do IBGE de 2022, atualizado em agosto de 2024, a população idosa (pessoas com 60 anos ou mais) em Toledo representa aproximadamente 14,8% do total da população do município. Como Toledo tem uma população estimada em cerca de 158.620 habitantes, isso indicaria uma população idosa em torno de 23.000 pessoas.