Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

1ª edição da Olimpíada de Espanhol movimenta milhares de competidores no país

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Com apoio da Embaixada da Espanha, a Olimpíada premiou mais de 1,5 mil pessoas e já confirmou a edição de 2026

Realizada em novembro, a primeira edição da Olimpíada de Espanhol reuniu 2.591 participantes de todas as regiões do Brasil e premiou em dezembro cerca de 1500 pessoas, com medalhas e certificados. A competição é resultado de uma parceria entre a Embaixada da Espanha no Brasil e a Olimpíada de Literatura (OL), e ambas as instituições garantem que a edição de 2026 já está confirmada, com inscrições previstas para o início do ano.

Nesta edição piloto, cada prova era composta de questões diversas sobre o espanhol, mas tendo como ponto central determinado texto literário. A competição é voltada a pessoas de todas as idades e níveis de proficiência na língua espanhola, incluindo estudantes do Ensino Básico e adultos.

SOBRE A OLIMPÍADA DE ESPANHOL

A Olimpíada é dividida em três categorias e três classificações, garantindo que a prova corresponda ao nível de proficiência do candidato na língua. O conteúdo das avaliações envolve competências linguísticas e idiomáticas, considerando interpretação, raciocínio e as nuances do idioma.

As categorias da prova são organizadas conforme a faixa etária: Pequeños Lectores, para participantes de até 12 anos; Lectores Aventureros, até 16 anos; e Grandes Lectores, destinada a pessoas de todas as idades.

Já as classificações consideram o nível de proficiência do participante. O Nível 1 é voltado a quem está começando a estudar o idioma e compreende apenas palavras mais comuns e frases simples. O Nível 2 atende àqueles que entendem estruturas básicas e acompanham textos variados com alguma segurança. O Nível 3 é indicado para quem possui maior domínio da língua e interpreta textos complexos, identificando ideias e nuances.

Esta primeira edição contemplou autores consagrados da literatura hispânica da América Latina:

Pequeños Lectores – Níveis 1, 2 e 3

Obra: Poesias escolhidas

Autora: María Elena Walsh – Poetisa e romancista argentina

Lectores Aventureros – Níveis 1, 2 e 3

Obra: La abeja haragana

Autor: Horacio Quiroga – Escritor uruguaio

Grandes Lectores  – Níveis 1, 2 e 3

Obra: Un señor muy viejo con alas enormes

Autor: Gabriel García Márquez – Escritor e jornalista colombiano

COLABORAÇÃO COM A EMBAIXADA DA ESPANHA

Para a coordenação da Olimpíada de Literatura, o expressivo número de participantes evidencia o crescente interesse pelo espanhol no país e reforça o papel da iniciativa na formação de leitores bilíngues. Marcos Sirineu Kondageski, coordenador geral da OL, destaca que a parceria amplia horizontes culturais e educativos:

“A introdução da literatura em língua espanhola amplia o repertório dos participantes e fortalece o contato com diferentes tradições literárias. É também uma oportunidade de aproximação entre o Brasil, Espanha e toda a comunidade hispano-falante.”

O Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, parceira da ação, reforça que iniciativas como esta contribuem para difundir o idioma e a literatura hispânica entre jovens brasileiros. María del Mar Fernández-Palacios Carmona, a Embaixadora da Espanha no Brasil, explica:

“Nossa intenção é que os jovens brasileiros achem o estudo do espanhol uma atividade divertida e empolgante além de útil. A Olimpíada de espanhol tem todos esses ingredientes. Ficamos muito felizes de ter participado dessa primeira edição já que era um pedido que as escolas faziam há muito tempo e por fim conseguimos que se desenvolvesse a nível nacional.  Depois do sucesso dessa primeira edição, em um país com uma tradição de Olimpíadas muito longa, tenho certeza que a Olimpíada de espanhol só vai crescer e ganhar importância nos anos próximos”.   

Sobre o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil

O Escritório de Educação da Espanha no Brasil atua como ponte entre os sistemas educacionais espanhol e brasileiro. Sua missão é fortalecer a cooperação institucional, promover o ensino da língua e da cultura espanholas e apoiar a formação contínua de professores. Por meio de parcerias e ações educativas, fomenta o intercâmbio acadêmico e a mobilidade internacional. Também promove materiais didáticos, concursos e eventos com fins educacionais focados no ensino do espanhol como língua estrangeira.  Assim, contribui para ampliar oportunidades de aprendizagem e diálogo entre os dois países.

Sobre a Olimpíada de Literatura

A Olimpíada de Literatura é uma competição nacional que realiza, ao longo do ano, provas baseadas na leitura de obras previamente selecionadas. O projeto reúne milhares de participantes de todas as idades e tem como missão democratizar o acesso à leitura, fortalecer a formação crítica e incentivar o contato com diferentes tradições literárias. A iniciativa conta com apoio institucional da Academia Paranaense de Letras e do portal educacional Brasil Escola.

Fonte: Stéphanie Beatriz Soares

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real