Na dia 23, aconteceu na 2ª Companhia do 19º BPM, na cidade de Guaíra,  a solenidade de homenagem ao policial militar destaque do mês de dezembro de 2019.
A homenagem ao Policial Militar Destaque do Mês foi instituída pela Portaria do Comando-Geral n.º 763, de 4 de julho de 2006, destinada a agraciar policiais militares que se destacaram por feitos relevantes em atividades operacionais, de instrução ou administrativas.
No mês de dezembro o 19º BPM escolheu o Soldado Josimar Aquino de Oliveira para receber tal honraria. O policial ingressou na Polícia Militar em 24 de junho de 2010 e tem prestado seus valorosos serviços na área do 19ºBPM, onde tem demonstrado desde o início de sua carreira grandes virtudes nas atividades operacionais que desempenhou. Após esta homenagem, foi realizado, uma confraternização com os convidados, e uma partida de futebol.
Estiveram presentes na solenidade o Major Valmir de Souza, respondendo pelo comando do 19º BPM, Tenente Daniel Aguiar Zambon, Comandante da 2ªCia, Asp. Of PM Frederico Leal Marcelino, Comandante do 3º Pelotão da 2ªCia de Guaíra, o senhor Heraldo Trento, prefeito municipal, policiais militares entre estes oficiais e praças, familiares e membros da sociedade civil.