São 10 carros da marca Renault Duster e duas caminhonetes Mitsubishi - L300 Triton. Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou em dezembro passado, 142 novas viaturas para a Polícia Militar do Paraná (PMPR). E 12 dessas viaturas foram entregues ao 19º Batalhão de Polícia Militar do Município de Toledo.

A cerimônia de entrega foi realizada nessa quarta-feira, 17, na sede do batalhão. Os veículos, locados, serão usados para reforçar o patrulhamento policial nos 13 municípios de abrangência do 19º BPM e dar mais agilidade e segurança ao atendimento da população. “São investimentos importantes para dar condições de trabalho aos nossos policiais. Nunca as forças de segurança do Paraná foram tão respeitadas como agora”, disse o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

SEMIBLINDADAS – São 10 carros da marca Renault Duster, viaturas semiblindadas, com rádio, camburão, proteção de para-choque, entre outros equipamentos; e duas caminhonetes Mitsubishi – L200 Triton. As viaturas serão encaminhadas aos municípios de Guaíra, Marechal Rondon, Santa Helena, Diamante D´Oeste, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Toledo. As caminhonetes irão compor o quadro da Patrulha Rural.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Major Divonsir e PMs em frente das novas viaturas. Foto: Gazeta de Toledo

O subcomandante do 19º BPM, major Divonsir de Oliveira Santos, destaca essa parceria com o governo do Paraná. “É um investimento na segurança pública, Polícia Militar e nas demais forças de segurança, e vem trazer bastante segurança aos policiais em virtude dessa blindagem parcial das viaturas. O policial durante a abordagem mesmo que esteja patrulhando localidades distantes tem a proteção inicial da própria viatura”.  Ele disse que essas viaturas semiblindadas são as primeiras que o 19º BPM está recebendo.

Para o major Divonsir, com viaturas novas o atendimento à população sempre melhora a partir que o policial conta com um equipamento de qualidade e que pode trabalhar com mais motivação e conforto “e principalmente segurança para a equipe policial.  Essa dinâmica de viaturas blindadas tende a ser maior nas polícias como um todo, porque traz segurança ao policial que muitas vezes patrulha um local de risco e se depara com uma ocorrência mais grave, a exemplo que tivemos recentemente em Diamante D´Oeste, quando indivíduos atacaram uma agência bancária”, afirma.

A solenidade de entrega das viaturas aconteceu no pátio da sede do batalhão. Foto: Gazeta de Toledo

SPERAFICO –  O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas), que esteve presente na solenidade, disse que a segurança hoje no Brasil tem que ser olhada como prioridade. “A insegurança jurídica e da segurança estão deixando a população preocupada, e cada dia fica pior. Estamos atentos no que está acontecendo em Guaíra, inclusive com risco de morte. Por isso, a importância do governo em equipar a polícia com melhores condições, com veículos modernos para que eles possam exercer com mais facilidade esse trabalho de segurança”. A Força Nacional está atuando na cidade de Guaíra para conter um conflito de terra envolvendo indígenas do povo Avá-Guarani e fazendeiros. A atuação foi pedida pelo Ministério dos Povos Indígenas no dia 27 de dezembro e autorizada pelo Ministério da Justiça após ataque em que deixou três indígenas feridos.

Sperafico ressalta que tem confiança total na Polícia Militar do Paraná. “É uma polícia preparada e que sempre defendeu os interesses da população, e agora mais equipada dará uma tranquilidade maior a nossa população”.  

GM –  O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Toledo, major Christian Guilherme Goldoni, comenta a parceria de trabalho da Guarda Municipal com a PM. “A administração do prefeito Beto Lunitti e do vice Ademar Dorfschmidt apoiam essa interação entre as instituições. O que mostra o profissionalismo da Polícia Militar em repassar conhecimentos a Guarda Municipal. Essa expertise que vem deles faz com que os nossos guardas estejam cada vez mais preparados nas situações que podem acontecer no município, e também preparar os nossos guardas, sendo assim uma força mais profissional e adequada e que garante os direitos da nossa população”.  

Viaturas semiblindadas são as primeiras que o 19º BPM está recebendo. Foto: Gazeta de Toledo

Major Goldoni, que atuou na Polícia Militar por cerca de 30 anos, também enaltece a segurança dos polícias em trabalhar com viaturas semiblindadas. “Especialmente em situações de roubos mais violentos. A GM vem em apoio a PM principalmente nos pequenos delitos no trânsito, da Lei Maria da Penha, agressões, perturbações de sossego. Nessas atuações, a GM atua junto com a PM, ou seja, dividimos os serviços e toda a população ganha”.