Por Fernando Braga
Na manhã desta quinta-feira (21), foi realizada na sede do 19º Batalhão de Polícia Militar uma cerimônia alusiva ao personagem histórico homenageado na presente data, Joaquim José da Silva Xavier.
Tiradentes é o Patrono das Polícias Militares e das Polícias Civis do país, e todos os anos é reverenciado pelas corporações, como ocorreu na solenidade desta quinta. Ele foi enforcado em 1792 e, depois, esquartejado, por traição à coroa. O movimento do qual fez parte era anticolonialista e queria a instalação da República.

Em Toledo, as celebrações tradicionalmente ocorrem na Rua Tiradentes, onde uma estátua homenageia o líder da Inconfidência Mineira que se tornou Mártir da Independência.
Entretanto, neste ano a cerimônia ocorreu na sede do 19º BPM, onde diversas autoridades compareceram para prestigiar as homenagens ao Patrono Cívico da Nação Brasileira e das Polícias Militares e Civis.

Recepcionados pelo Comandante do Batalhão, Major Renato Marchetti, e pelo Subcomandante Valmir Souza, estiveram presentes membros das corporações policiais e do Corpo de Bombeiros, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti e a diretora do Fórum, juíza Luciana Beal.

Representantes das Lojas Maçônicas de Toledo também compareceram: Lucas Luiz Jacobs, Claudiocir Cezar Camargo (Tedy), Wallace Aredes de Miranda, Roberto Borges da Costa e Gilmar Baumgartner.

As fotos dessa matéria são registros feitos pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Toledo.