Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

16ª Semana Farroupilha e 4º Fesfat seguem em Toledo até este domingo, 21

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Carlos Rodrigues/Secom

A 16ª Semana Farroupilha de Toledo foi aberta na noite da quarta-feira (17), no Centro de Eventos Ismael Sperafico. A solenidade contou com a condução da Chama Crioula pela comitiva Marca de Casco e o acendimento no interior do espaço pelo prefeito Mario Costenaro, ao lado do patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula, Adilson Fernando Gonçalves.

Participaram da cerimônia o vice-prefeito Lucio De Marchi, o deputado estadual Marcio Pacheco, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Baierle, o líder do governo na Casa, vereador Chumbinho Silva, o secretário da Cultura, Gabriel Furlan e o vereador Professor Oséias. Em seguida, foi celebrada a missa tradicional crioula.

A programação seguiu com o início das apresentações musicais do 4º Festival Farroupilha de Toledo (Fesfat).

O evento reuniu os CTGs do município. O CTG Chama Crioula serviu entrevero de arroz com carne de porco; o Província Gaúcha, arroz carreteiro de linguiça; e o Estância da Liberdade também esteve presente. O Rancho do Gaúcho ofereceu feijão tropeiro e apresentou exposição de itens históricos da cultura gaúcha. “A gente tenta cultivar essa tradição do gaúcho e mostrar os utensílios do Rio Grande. Tem uma panela de ferro, um estribo, uma leiteira, um chifre de guampa, essas coisas antigas que o gaúcho usava”, detalhou o responsável pelo Rancho do Gaúcho, Airton Ferreira.

A comitiva Marca de Casco expôs cavalos, representando tradições do Rio Grande do Sul. “Nosso objetivo é priorizar as tradições tropeiras e gaúchas. Aqui na Semana Farroupilha a gente faz a parte campeira. Temos os animais e conduzimos a entrada e a saída da chama crioula”, explicou o capataz da comitiva, Rodrigo Ganzer.

Foto: Carlos Rodrigues/Secom

O prefeito Mario Costenaro destacou a importância da tradição gaúcha em Toledo como elemento de união e fortalecimento das famílias. Ele ressaltou a responsabilidade dos CTGs e da comitiva Marca de Casco na preservação da cultura, lembrando que a cidade foi construída com forte influência das tradições do Sul. “É bonito ver as famílias envolvidas, das crianças aos mais velhos, nas danças, poesias e confraternizações. Estou honrado em acender esta chama da tradição e reforço o valor da família e da cultura gaúcha, que muito têm a ensinar ao Brasil”, afirmou.

União de CTGs – O patrão do CTG Chama Crioula, Adilson Fernando Gonçalves, afirmou que o evento é um dos maiores do Paraná e destacou a satisfação em realizá-lo em parceria com a Prefeitura e com os demais CTGs do município. “É um momento de união, de receptividade e de mostrar o brilho do tradicionalismo gaúcho para toda a comunidade”, disse. Gonçalves afirmou ainda que, mesmo não sendo natural do Rio Grande do Sul, considera-se gaúcho de coração. “É uma emoção muito grande ver o galpão cheio, com famílias reunidas e celebrando a cultura gaúcha. Esperamos que toda a cidade e a região participem da programação e experimentem um pouco da nossa tradição campeira”, completou.

A cultura gaúcha tem como base a família, destacou o patrão do CTG Província Gaúcha, Edson Schwinn. Ele afirmou que o apoio do município fortalece o trabalho das entidades e amplia a participação da comunidade. “É uma cultura que acolhe pessoas de todas as idades, sem restrições, sempre priorizando a convivência e os valores familiares”, disse. Schwinn ressaltou ainda que o evento amplia o compromisso da patronagem, reunindo mais de 500 pessoas ligadas ao CTG Província Gaúcha e mantendo viva a tradição.

O patrão do CTG Estância da Liberdade, Joseval Ferreira, o Ticão, destacou a união dos três CTGs de Toledo como fundamental para a preservação do tradicionalismo. “Não sou gaúcho, mas sou tradicionalista, assim como minha família. Esse evento integra pais, filhos e avós, fortalecendo a cultura”, disse. Ele avaliou a estrutura do Centro de Eventos como ideal para receber o público e afirmou que Toledo é exemplo para o Paraná e para o Brasil.



Fotos: Carlos Rodrigues/Secom

Programação:

Dia do Gaúcho – Neste sábado (20), Dia do Gaúcho e data que marca os 190 anos do início da Revolução Farroupilha, será de intensa programação. Às 9h, uma cavalgada sairá do Centro de Eventos, percorrerá a Avenida Parigot de Souza até o Parque Ecológico Diva Paim Barth e retornará pelo trajeto da Rua Barão do Rio Branco e Avenida José João Muraro. 

À tarde, das 13h30 às 17h, tem matibaile com o grupo Estilo Oeste. À noite, às 19h30, o palco recebe Shana Müller, jornalista, radialista e cantora conhecida pela atuação no jornal Zero Hora e como apresentadora do programa Galpão Crioulo, da RBS TV. Logo em seguida, às 21h, sobe ao palco o Grupo Minuano, do Noroeste do Paraná, que completa 45 anos de trajetória levando música de baile por todo o país.

Encerramento – No domingo (21), a programação começa cedo, às 9h, com o já tradicional “Gre-Nal de bombacha”. Às 11h, será a vez do concurso culinário “MasterChef Bagual”, seguido, ao meio-dia, pela abertura da churrasqueira comunitária, espaço para confraternização em que cada participante poderá levar sua carne para assar. 

A tarde reserva as últimas atrações: às 15h, o humorista Paulinho Mixaria promete boas risadas com seu espetáculo inspirado em causos que fazem parte do cotidiano dos Pampas. Às 16h30, o encerramento ficará por conta do Grupo Manotaço, de Tapejara (RS), referência no cenário tradicionalista com mais de quatro décadas de carreira.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2792 – 16/09/2025

Cotações em tempo real