Foto: arquivo pessoal

Da Redação

Neste sábado, 7, a partir das 8h30 será aberta a 16ª edição do Festival de Arte e Tradição de Toledo (Festoart), que segue neste domingo, 8.

A programação será no Centro de Eventos Ismael Sperafico e marca a etapa final da fase classificatória do circuito de rodeios do Fepart 2024. Organizado pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula, o evento contará com a participação de cerca de 500 pessoas, entre dançarinos, músicos e declamadores. A previsão é que a cidade recebe nestes dois dias mais de 5 mil visitantes para prestigiar o evento.

Estão confirmados 65 grupos, de 40 cidades, que apresentação danças tradicionais, além de 82 chuleadores, uma das modalidades de dança prevista no evento. O festival contará ainda com a participação de 121 cantores e intérpretes e 80 gaiteiros em apresentações solo e acompanhados por violas e violões. No concurso de danças de salão estão inscritos 110 casais.

O patrão de honra do CTG Chama Crioula, Orandi Gayardo, confirma que as inscrições para as apresentações estão encerradas. “Os grupos estarão em Toledo para disputar o circuito pré-classificatório para o Fepart, que neste ano será realizado em Francisco Beltrão. A gurizada terá que vir pelear para se classificar para o Paranaense. E a última oportunidade será Toledo”.

ATRAÇÕES – Vanderlei Noval, membro do conselho do CTG, confirma que serão dois dias de muitas atrações e ressalta que as doações de caixas de leite serão destinadas ao Hospital Bom Jesus. “Será um momento muito especial. Nós trabalhamos bastante para organizar esse evento, para receber todo mundo muito bem. O único custo será o estacionamento, R$ 40 reais, para os dois dias com direito a ida, saída e de retorno. Teremos muita coisa boa, gaita, violão, dança, dança de salão, chula, tudo que você imagina na tradição gaúcha, e muita comida boa. Vai ter um chopinho bem gelado, refrigerante, água, suco, será um fim de semana muito agradável. Temos também a campanha do leite que será destinado ao Bom Jesus. Pode ser doado uma caixa ou mais, quantas as pessoas quiserem, participem colaborem. No @chamacrioula tem todas as informações. O hospital Bom Jesus precisa muito de leite”, afirma.   

FESTIVAL – O Festoart recebe tradicionalistas e simpatizantes de Toledo e várias cidades do Paraná, para prestigiar e/ou competir em diversas modalidades (dança, chula, gaita, declamação, causos, violão, canto, etc). Já são anos de tradição, anterior a 2006, o festival era denominado de Rodeio Internacional de Toledo, sendo então, a partir de 2006 denominado de Festoart que é uma das etapas que classificam os grupos artísticos e demais modalidades para participarem do Festival Paranaense de Arte e Tradição/Fepart.