O CTG Chama Crioula promove o evento entre 20 e 22 de maio, em Toledo. Imagem meramente ilustrativa.

De 20 a 22 de maio, o CTG Chama Crioula promoverá no Centro de Eventos Ismael Sperafico o 14º FESTOART (Festival Toledense de Arte e Tradição Gaúcha), com apresentações de danças tradicionais gaúchas, chula, dança de salão, declamação de poesia, causo gauchesco, gaita, violão e canto.

Nasce uma grande parceria: Chama Crioula x Itaipu Binacional

A 14ª edição do FESTOART já entra pra história do tradicionalismo paranaense por ser o primeiro evento oficial desde o início do estado de pandemia. Para o CTG Chama Crioula, a parceria com a ITAIPU Binacional também marca o início de uma nova fase, pois será a oportunidade para levar a Tradição Gaúcha para além de nossas fronteiras. Uma parceira da qual os membros do CTG desejam permanência na trajetória do tradicionalismo.

Um pouco da nossa história do FESTOART

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Pensando nos grupos que participam das Invernadas Artísticas, nos peões e prendas esparramados pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) do território paranaense, que declamam, cantam, apresentam dança de salão, tocam instrumentos musicais, contam causos gauchescos de galpão e chuleiam (direcionado aos peões), o Movimento Tradicionalista Gaúcho do estado do Paraná (MTG/PR) promove anualmente eventos que oportunizam mostras da Cultura Gaúcha no formato competitivo, pois as equipes artísticas, bem como as modalidades individuas cresceram muito nas últimas décadas, sendo necessário um processo classificatório/seletivo para oportunizar a participação de todos.

Mas, o que é um FESTOART?

É uma etapa que classifica grupos artísticos e demais modalidades para participarem do Festival Paranaense de Arte e Tradição/FEPART, que historicamente ocorre no mês de dezembro fechando o ciclo competitivo anual conforme calendário do MTG/PR.

Quantas etapas de classificação ocorrem em um ano tradicionalista?

Isso irá depender da instrução emitida pelo MTG/PR para o corrente ano. Historicamente há uma média de 3 ou 4 etapas antes do FEPART. Para o calendário tradicionalistas do ano de 2022 estão previstas quatro dessas etapas, sendo a primeira no município de Toledo (CTG Chama Crioula) , a segunda em Irati (Integração/CTG Willy Laars), a  terceira em Planalto (CTG Guardião do Pago) e a quarta etapa em Cascavel (CTG Estância Colorada).

O FEPART encontra-se previsto para dezembro, na cidade de Pato Branco (CTG Tarca Nativista).

Todos os CTGs promovem uma etapa classificatória?

Não. Cada etapa é organizada por uma entidade, juntamente com a Região Tradicionalista ao qual é jurisdicionada, mediante coordenação do MTG/PR.

Qual a história do CTG Chama Crioula nessa caminhada seletiva dentro do tradicionalismo paranaense?

O Chama Crioula tem a incumbência neste ano de 2022, por solicitação do MTG/PR, de organizar a 14ª edição do FESTOART. Um imenso orgulho aos seus membros, já que só uma entidade com pilares sólidos no tradicionalismo consegue permanecer tantas edições no cenário gaúcho, surpreendendo, inovando e realizando a já eleita, por anos consecutivos, a maior etapa classificatória do calendário anual de eventos do MTG paranaense.

Homenagem

Os integrantes do CTG Chama Crioula preparam uma homenagem carinhosa e para explica-la deram o seguinte depoimento emocionante:

“Nossa história de amor com o FESTOAT inicia no ano de 2006. Neste ano a primeira edição estava sendo preparada para início em dois de junho, porém, Deus, momentos antes da abertura do evento chamou a prenda Katiuscia Gayardo junto a ele. Se trata de uma grande tradicionalista engajada não só na logística de organização do evento, mas, na ocasião com representatividade na Confederação Brasileira de Arte e Tradição Gaúcha/CBTG. Partiu trabalhando em prol do tradicionalismo, honrando sua casa, o CTG Chama Crioula. e plantando exemplos por toda a extensão brasileira nos solos gaúchos.

Por este motivo, o 1° FESTOART e todas as suas edições são dedicados a essa grande tradicionalista, Katiuscia Gayardo (+ 29/12/81 – 02/06/2006).

Em 2022, lembramos 16 anos de sua partida, porém, vamos realizar a 14ª edição do FESTOART pelo cancelamento do evento nos anos de 2020 e 2021, tendo por justificativa a pandemia provocada pelo SARS-CoV-2, causador da COVID 19.

Katiuscia Gayardo foi condecorada Patronesse Espiritual do CTG Chama Crioula, Madrinha Tradicionalista de todas as Pastas de Vivência da entidade e sua foto sempre compõe os troféus e medalhas das edições do FESTOART, uma forma carinhosa do tradicionalismo dizer OBRIGADO a essa grande gaúcha”.

Parceria FESTOART e Cooarte

No ano de 2002 nasceu a Cooarte (Cooperativa de Artesãos de Toledo). Na ocasião, composta por 22 mulheres, todas donas de casa que com muita batalha se multiplicaram em forma de cooperativa para aumentar a renda da família através de suas criações e artigos artesanais. 

Hoje, a cooperativa conta com aproximadamente 50 homens e mulheres, que em sua maioria tiram do artesanato o sustento da casa ou boa parte dele. A Cooarte possui um espaço para comercialização dos produtos, que está localizado no Terminal Rodoviário de Toledo.

Material confeccionado: tricô, crochê, bordados, biscuit, luminárias de casca de coqueiro, luminárias de cano PVC, vitral, vidros decorados com decoupage e biscuit.

A cooperativa estará presente na 14ª edição do FESTOART com mais de 30 artesãos de Toledo e da região, expondo – e comercializando – seus artesanatos.

Projeto Amigas do Bem Viver

Se trata de uma associação construída por voluntários e pessoas que estão enfrentando/vivendo ou já enfrentaram/viveram os obstáculos do diagnóstico e do tratamento do câncer.

Tem como objetivo olhar com amor, respeito e cuidado, sempre buscando a inserção social, possibilitando assim que “guerreiras (os), como são carinhosamente chamados os diagnosticados, possam compartilhar informações e experiências que envolvam o autocuidado e o cuidado com o outro, favorecendo o desenvolvimento de hábitos e comportamentos que proporcionem uma vida mais confortável e natural durante o todo processo de tratamento e pós tratamento.

O Projeto Amigas do Bem Viver também estará presente na FESTOART, mostrando o trabalho realizado por seus membros e buscando recursos com a comercialização de calendários e chaveiros, em prol do atendimento que presta a pacientes de câncer.