Aproximadamente 110 jovens toledanos participaram na manhã desta sexta-feira (31), da Cerimônia de Juramento à Bandeira, realizada no auditório da Prefeitura. A solenidade contou com a presença do Prefeito Lucio de Marchi, demais autoridades políticas e de segurança pública do município de Toledo e região. Um dos destaques foi a presença do 1º Tenente Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização, Miguel Arquimedes. Alguns pais também compareceram à solenidade.

 

A ocasião teve como objetivo a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), aos jovens dispensados da prestação do serviço militar em 2019 ou em anos anteriores.

 

A secretária da Junta Militar de Toledo, Luciana Viana, considerou a solenidade como um momento positivo, mas lembrou que alguns jovens não compareceram. “Foi um momento importante e especial para alguns jovens, pois o alistamento militar é considerado como algo relevante no início de sua vida adulta. No entanto também é preciso destacar que alguns dos jovens não compareceram e precisam procurar a Junta Militar o quanto antes para se adequar, até porque este é um documento primordial”.

 

Durante a cerimônia os jovens cidadãos realizaram o Juramento à Bandeira, no qual se comprometeram a defender o Brasil assim que forem convocados. Os portadores do CDI podem ser convocados em caso de guerra ou extrema necessidade. Vale lembrar que participar da Cerimônia de Juramento à Bandeira é obrigatório para a retirada do CDI.

 

Luciana Viana, salienta que o CDI é um documento de grande importância na vida dos cidadãos brasileiros. “Você pode precisar do CDI em vários momentos de sua vida, por isso a importância da presença dos jovens nesse momento de juramento. Para adentrar em uma faculdade, conseguir um emprego, ou mesmo para tirar um passaporte é necessário portar o CDI”, informou.

 

Os jovens dispensados do serviço militar que não compareceram à solenidade deverão ir até a Junta Militar de Toledo e regularizar a sua situação a fim de participar do próximo juramento a ser realizado no mês de novembro.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo