Dia 10 de julho é comemorado o dia da pizza. Não importa se é margherita, muçarela, calabresa, frango, lombo ou chocolate, fato é que essa delícia agrada a todos.
Só nos Estados Unidos cerca de 3 bilhões de pizzas são consumidas todos os anos. Já no Brasil, a cidade de São Paulo é a que mais come pizza: em média, 570 mil pizzas são vendidas por dia, praticamente um terço da produção de todo o país.
Além de consumir bastante pizza, o brasileiro mostra todo seu apreço por esse prato ao usar sua criatividade em criar sabores – digamos que – inusitados! Afinal, quem nunca se deparou com uma pizza de creme de avelã, de sorvete ou de strogonoff no cardápio?
Mas será que a pizza original se parece com a que temos hoje? Como surgiu o dia da pizza? Saiba mais a seguir!
Onde e quando a pizza foi inventada?
A origem da pizza é creditada aos italianos, mas tão difícil quanto escolher um só sabor de pizza é entender todas as influências que contribuíram para que eles criassem essa iguaria.
Pães circulares e achatados com alguns tipos de coberturas eram consumidos por diversos povos na antiguidade. Os egípcios e os gregos, por exemplo, já comiam um pão similar às massas de pizza que conhecemos hoje.
Diz a história que foram as influências dos gregos e dos etruscos que mais contribuíram para a criação da receita da pizza. Os gregos tinham o costume de comer um tipo de torta redonda de queijo com uma crosta na borda. Quando chegaram às áreas costeiras do Sul da Itália, os gregos também trouxeram seus hábitos alimentares e, assim, esse tipo de massa fermentada e assada foi introduzida ao território que hoje chamamos de Itália.
Já os etruscos, um dos mais importantes povos pré-romanos, deram outra contribuição à receita. Ao se estabelecerem no Centro e Norte do território da Itália, eles trouxeram o costume de cozinhar uma espécie de mingau de grãos sobre pedras quentes que, depois, era coberto com óleos aromáticos e ervas.
Finalmente, com tantos costumes da cozinha de vários povos absorvidos ao longo dos anos, acredita-se que foi no século 18, na cidade de Nápoles, na Itália, que a pizza foi criada.
As massas que sobravam da produção diária de pão eram abertas, arredondadas, assadas pelos padeiros e vendidas em bancas nas ruas de Nápoles. Foi assim que as pizzas surgiram: como uma forma de não desperdiçar alimento.
Por que é comemorado o dia da pizza?
O dia da pizza é comemorado no dia 10 de julho desde o ano de 1985, quando o secretário do turismo Carlos Luiz Cibella de Carvalho fez um concurso para escolher as 10 melhores pizzas de muçarela e margherita da cidade de São Paulo.
O sucesso do concurso foi tão grande que Carlos instituiu o último dia do evento como um dia para celebrar a pizza. Todos os anos, nesse dia, muitos bares e restaurantes fazem promoções para incentivar o consumo do prato.