Foto: Divulgação

Professor ressaltou que há possibilidade de parcerias com as prefeituras para otimizar todo o potencial que a Universidade tem a oferecer

Durante a 8ª Assembleia Geral Ordinária da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), realizada na última sexta-feira (19), o diretor-geral do campus de Medianeira da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Carlos Leones Bazzi, destacou a importância da instituição de ensino para os Municípios do Oeste, além de ter aberto a possibilidade de parcerias relevantes para as cidades. 

A reunião foi presidida pelo presidente da AMOP e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, o Kabelo, acompanhado pelo 1º Vice-presidente da AMOP e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e pelo 2º Vice-Presidente da AMOP e Prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber. Estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos e outras lideranças regionais. 

A UTFPR, presente em três cidades do Oeste (Medianeira, Santa Helena e Toledo) possui 148 docentes, 85 técnicos administrativos e 2 mil alunos, sendo que 60% dos estudantes são de fora do Estado. Existe, portanto, uma visão de que moradores do Oeste precisam ser incentivados a ocuparem as vagas, e que isso reflete em qualificação profissional e potencialização do desenvolvimento econômico.

“Nós recebemos alunos de todos os Municípios do Oeste e temos visto que essa aproximação com as prefeituras é bastante importante, pois fomenta algumas ações que podemos executar. A intenção é que possamos definir novas ações com todos os Municípios interessados”, comentou o diretor-geral da UTFPR, Carlos Leones Bazzi, ressaltando a possibilidade de os Municípios solicitarem cursos profissionalizantes. 

Em sua fala, o diretor-geral também convidou os prefeitos do Oeste a conhecerem a estrutura da UTFPR e participarem da Feira de Profissões, que ocorrerá de 03 a 05 de dezembro. O evento vai permitir visitação aos laboratórios e demais componentes da estrutura. Também ocorrerá esclarecimento sobre forma de ingresso, auxílios estudantis, cursos de graduação, projetos de extensão e áreas de atuação profissional. 

“A UTFPR é um espaço fantástico que pode ser aproveitado pelos prefeitos do Oeste. Essa apresentação foi muito importante, acredito que vários Municípios vão aderir e oportunizar aos jovens acesso aos cursos que estão disponíveis na Universidade”, comentou o presidente da AMOP e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, o Kabelo.

Capanema

Durante a Assembleia, outro ponto de destaque foi a assinatura do termo de filiação do Município de Capanema à AMOP, que agora passa a ter 56 Municípios associados. O prefeito de Capanema, Américo Belé, destacou que está muito contente com a oportunidade de ser parte de uma das maiores e mais bem organizadas associações municipalistas do Brasil.

“O sonho de Capanema sempre foi participar da AMOP, que é uma entidade forte e composta por Municípios diferenciados. Estamos vindo buscar conhecimentos para levar para nossa cidade. Precisamos buscar boas inspirações. O nosso pensamento é de que precisamos deixar um legado para a nossa cidade e a AMOP é estratégica, pois vai nos permitir grandes avanços”, comentou o prefeito de Capanema, Américo Belé, que participou da Assembleia acompanhado pelo Secretário de Saúde do município, Jonas Welter.

Orlando PessutiAinda no encontro, a AMOP homenageou o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, por seu trabalho enquanto esteve a frente da gestão estadual. Os prefeitos também destacaram o compromisso municipalista que Pessuti sempre teve.

Em sua fala, Orlando Pessuti destacou que sua participação política começou em nível municipal e que o prefeito possui um papel muito relevante, que precisa ser valorizado. “Aos 16 anos, quando assumi como porteiro da prefeitura de minha cidade natal, comecei a entender a importância do prefeito, do vice, dos vereadores. Tenho total certeza de que o prefeito tem maior importância que um governador ou presidente, pois trata dos assuntos imediatos, urgentes, que mexem com a vida das pessoas”, avaliou o ex-governador. 

Para o presidente da AMOP, Elio Marciniak, o Kabelo, a homenagem valoriza o legado de Orlando Pessuti e mantém a tradição da associação de interagir com as lideranças políticas de forma séria e focada nos interesses do Oeste. “O ex-governador Orlando Pessuti possui uma história com o Oeste e esse reconhecimento hoje é reflexo disso. Assim como fizemos com o ex-governador Beto Richa, homenageamos Pessuti e destacamos seu papel importante na luta municipalista”, comentou o presidente.

Orlando Pessuti esteve acompanhado do ex-prefeito de Capitão Leônidas Marques, Claudio Quadri, e correligionários.

Ex-governador do Paraná Orlando Pessuti na AMOP. Foto: Divulgação

Fonte: Comunicação AMOP